terça-feira, abril 21, 2009

helsinki e o frio, ou o frio e helsinki

mais quick notes da viagem do ano ao vivo do aeroporto intl de oslo:

-amanhece as 4 da manha e eu nao consigo dormir. so anoitece as 9 da noite e o meu organismo cada vez mais a nora;

-as multas aqui sao aplicadas consoante o salario d cada um =) no brasil nunca ia funcionar, ninguem com dinheiro eh multado =);

-o maior problema em helsinki nao eh a temperatura, que sao cerca de 3 graus ao sol, mas a amplitude termica e o vento. a sombra podem estar graus negativos, entao do nada comeco a morrer de frio :) o vento congelado e o sol queimaram-me a cara toda.. o frio eh tanto que nos carros de bebes eles colocam lencos para os bebes nao congelarem!;

-as pessoas sao tao simpaticas em todo o lado que a diz o ditado 'quando a esmola eh grande demais o pobre desconfia'. eu desconfio principalmente destas loiras de olhos azuis que andam por ai em todo o lado..

-ok decido sair a rua sozinho na segunda de manha so com um mapa e o meu pessimo sentido de orientacao (consigo-me perder ate na minha cidade natal..);

-as 10 da manha (sai as 8 de casa) ja me perdi duas vezes e a unica coisa que encontrei foi o cafe esplanadi onde o meu irmao me deixou a porta de carro =);

-10.30 pedro sem bateria na maquina resolve ir a casa d taxi: taxista nao conhece a rua, eu nao reconheco o predio, chego ao predio nao encontro a porta para entrar, fantastico..

-eh verdade que tudo funciona, mas quanto eh que sabes de um pais ate visitares o mcdonalds? paragem obrigatoria para almocar.. nesta altura continuo perdido pois toda a gente me da indicacoes diferentes, quero chegar a uma ilha-zoologico a saida da cidade (korksaari) e ja houve quem me dissesse que era por barco, outros de onibus, outros que impossivel, mil onibus diferentes, varios portos, etc.;

-continuo a tentar nao sair do sol, cada minuto de sombra parece que mudei para o polo norte. ainda assim a pe eh a unica maneira de conhecer uma cidade =);

-atravessar fora da passarela / num sinal vermelho eh mentira, ninguem o faz e a cidade esta toda cheia de polizi, nao me arrisquei =);

-as pessoas falam em ingles entre elas sometimes;

-os adidas sao pessimos tenis para andar. o monumento mais engracado (o unico engracado da cidade) eh o tempeliako, uma igreja escavada na pedra. stay posted for pictures..;

-o tram, uma especie de trem urbano, roda sobre si mesmo o que para quem esta dentro dele eh estranhissimo, eh como estar no estomago de uma cobra..;

-ainda tentei umas comprinhas mas fecha tudo as 17!;

-vi uns leoes fantasticos pelo menos.


ps - desculpem os erros, falta de acentos, mas estes noruegueses tem teclados de vikings..

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

again, and i'm not trying to compare warsaw and helsinki, be welcome to this side of europe :)

terça abr. 21, 10:19:00 da tarde  
Blogger Patrícia Sá said...

Está pelo menos me trazendo lembranças?

quarta abr. 22, 02:19:00 da manhã  
Blogger pedro said...

Não ahah

quarta abr. 29, 12:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home